quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Desvende o convite


C ou Ç? Descubra as letras que substituem os símbolos e desvende o que diz o convide. Reescreva o convite, completando-o com as letras que você descobriu.
Não per☻a!
Ter☻a, às ☻in☻o horas,
no pal☻o do teatro da es☻ola,
a☻onte☻erá a apresenta☻ão da
pe☻a O hoeme de a☻o.
Retire seu ☻onvite ☻om
ante☻edên☻ia na se☻retária.
É de gra☻a!

Complete o poema de acordo com a leitura da professora


Complete o poema de acordo com a leitura da professora.
Atenção ao uso das letras O ou U, na escrita das palavras!

Sons
            Se _______________ nariz,
            quase _____________.
            Boca eu ________ ______ o _______
            lá ­­­­_________ _________ da garganta.
            _______ vozes __________ voltas
            ________ ô da palavra _____________.
            No _________ uma porta bate,
            _______ sim há brisa para abri-la.
            No sssilêncio um _________
            sela ________ _________ os sons
            que não darão nem um ________
                                                                                                              (Elza Beatriz)

Copie as frases completando


Copie as frases completando-as com uma dessas palavras.

soou                                                           suou

a) O menino ______________ a camisa para conseguir a vitória.
b) Todos correram para a praça quando o sino da igreja ______________.
c) O sino ____________ e chamou os fiéis para a missa.

Copie e complete o trava-línguas


Copie e complete o trava-línguas com G ou J. Se tiver dúvidas, consulte o dicionário.
            Juvenal, ◊eitoso, em ◊eral ◊entil, viu a ◊irafa Josefina jantando os ◊irassóis do jardim, os ◊erânios da janela e os jasmins da Júlia. Juvenal perdeu o juízo e exi◊iu da Josefina ◊ejum de janeiro a julho.

Copie esta página do diário do Monstro Monstruoso


Copie esta página do diário do Monstro Monstruoso, substituindo as manchas por S ou Z.
            Consulte o dicionário sempre que tiver dúvidas.
            Hoje e◊tou sati◊feito! O Carteiro apareceu de novo aqui em casa. Por um tri◊ não botei pra correr! Ainda bem que não fi◊ isso, porque dessa ve◊ o medroso me deixou feli◊. Veio para trazer um livro muito importante que encomendei: O Aprendi◊ de Sorveteiro.
            Agora sim! Não precisarei e◊perar o Sorveteiro pra me deliciar. Eu me◊mo serei capa◊ de fazer o◊ mai◊ delicioso◊ sorvete◊ do mundo!!!
            Veja que dica◊ útei◊ o livro tra◊:
1. Lave bem a◊ mão◊ ante◊ de manusear o◊ alimento◊. Não se e◊queça do◊ vão◊ entre o◊ dedo◊.
2. Cuidado com o◊ objeto◊ cortante◊.
3. Lave tudo o que sujar.

Copie o trava-línguas


Copie os trava-línguas e complete as palavras com M ou N.
            E☺baixo daquela pia te☺ u☺ pi☺to.
            Toda vez que a pia pi☺ga, o pi☺to pia.

            O te☺po pergu☺tou ao te☺po
            qua☺to te☺po o te☺po te☺.

            Que☺ cara paca co☺pra,
            paca cara pagará.

Desvende e copie a carta misteriosa


Sublinhe as palavras desvendadas

Leia a tirinha




a) Qual foi a explicação do Menino Maluquinho para os beijos e abraços que deu na Carolina?
                                     
b) Copie e complete a frase com a palavra adequada à situação.
            Carolina ficou surpresa com o ♥ do Menino Maluquinho.

Cumprimeto            Comprimento

Leia com atenção as palavras do quadro


Leia com atenção as palavras do quadro.
sorriu – bicou – sorrio – volto – bico – converso – rio – voltou – conversou - riu

Complete as frases usando essas palavras.
a) Mônica ____________ com Cascão ontem.
b) Cebolinha _________ aborrecido para casa.
c) Com seu ____________ duro e forte, o pássaro ____________ toda a fruta.
d) __________com meu melhor amigo todos os dias.
e) Ele ouviu a piada e nem __________________.
f) Cascão ______________ quando Cebolinha caiu no _______________.

A morte da tartaruga



De papo com o texto
1. O menino Maluquinho chorou ao ver a tartaruga morta porque ele tinha:
(A) medo da tartaruga
(B) preocupação ecológica
(C) nojo da tartaruga
(D) raiva da tartaruga

2. As palavras Morta, A Filomena e Apenas, aparecem em destaque no texto para indicar que o menino está:
(A) chorando               (B) rindo                (C) gritando                 (D) desanimado

3. A fala que aparece no balão do primeiro quadrinho pertence:
(A) a mãe do Menino Maluquinho
(B) à tartaruga
(C) ao menino Maluquinho
(D) ao escritor

4. Por que a palavra “oi”, que aparece no décimo quadrinho, foi riscada?
(A) Porque o Menino Maluquinho escreveu com a ortografia errada.
(B) Porque ele queria se despedir e não cumprimentar.
(C) Porque o autor da história não gostou dessa palavra.
(D) Porque o Menino Maluquinho preferiu que o homem da imagem cumprimentasse com “Alô”.


O sapateiro e od duentes


O sapateiro e os duendes
                Era uma vez um sapateiro que trabalhava duro e era muito honesto. Mas nem assim ele conseguia ganhar o suficiente para viver. Até que, finalmente, tudo o que ele tinha no mundo se foi, exceto  quantidade de couro exata para fazer um par de sapatos. Ele os cortou e deixou preparados para montar no dia seguinte, e deixou preparados para montar no dia seguinte, pretendendo acordar de manhã bem cedo para trabalhar. Apesar de todas as dificuldades, tinha a consciência limpa e o coração leve, por isso foi tranquilamente para a cama deixando seus problemas aos cuidados dos céus, e adormeceu. De manhã cedo, depois de dizer suas orações, preparava-se para fazer seu trabalho, quando, para seu grande espanto, ali estavam os sapatos, já prontos, sobre a mesa. O bom homem não sabia o que dizer ou pensar deste estranho acontecimento. Examinou o acabamento: não havia sequer um ponto falso no serviço todo e era tão bem-feito e preciso que parecia uma perfeita obra de arte.
                Naquele mesmo dia apareceu um cliente e os sapatos agradaram-lhe tanto, que teria pago um preço muito acima do  normal por eles; e o pobre sapateiro, com o dinheiro, comprou couro suficiente para fazer mais dois pares. Naquela noite, cortou o couro e não foi para a cama tarde porque pretendia acordar e começar cedo o trabalho, pois, quando acordou pela manhã, o trabalho já estava acabado. Vieram então compradores que pagaram generosamente por seus produtos, de modo que ele pôde comprar couro suficiente para mais quatro pares. Ele novamente cortou o couro à noite, e encontrou o serviço acabado pela manhã, como antes; e assim foi durante algum tempo: o que era deixado preparado à noite estava sempre pronto ao nascer do dia, e o bom homem prosperou novamente.
                Certa noite, perto do Natal, quando ele e a mulher estavam sentados perto do fogo conversando, ele lhe disse, “Gostaria de ficar observando esta noite para ver quem vem fazer o trabalho por mim”. A esposa gostou da idéia. Eles deixaram, então, uma lâmpada ardendo e se esconderam no canto do quarto, por trás de uma cortina, para observar o que iria acontecer. Quando deu a meia-noite, apareceram dois anõezinhos nus que se sentaram na bancada do sapateiro, pegaram o couro cortando e começaram a preguear com seus dedinhos, costurando, martelando e remendando com tal rapidez que deixaram o sapateiro boquiaberto de admiração; o sapateiro não conseguia despregar os olhos do que via. E assim prosseguiram no trabalho até terminá-lo, deixando os sapatos prontos para o uso em cima da mesa. Isso foi  muito antes do sol nascer; logo depois eles sumiram depressa como um raio.
                No dia seguinte, a esposa disse ao sapateiro, “Esses homenzinhos nos deixaram ricos e devemos ser gratos a eles, prestando-lhes algum serviço em troca. Fico muito chateada de vê-los correndo para cá e para lá como eles fazem, sem nada para cobrir as costas e protegê-los do frio. Sabe do que mais, vou fazer uma camisa para cada um, e um casaco, e um colete, e um par de calças em troca; você fará para cada um deles um par de sapatinhos”.
                A ideia muito agradou o bom sapateiro e, certa noite, quando todas as coisas estavam prontas, eles as puseram sobre a mesa em lugar das peças de trabalho que costumavam deixar cortadas e foram se esconder para observar o que os duendes fariam. Por volta da meia-noite, os anões apareceram e iam sentar-se para fazer o seu trabalho, como de costume, quando viram as roupas colocadas para eles, o que os deixou muito alegres e muito satisfeitos. Vestiram-se, então, num piscar de olhos, dançaram, deram cambalhotas e saltitaram na maior alegria até que finalmente saíram dançando pela porta em direção ao gramado, e o sapateiro nunca mais os viu: mas enquanto vive, tudo correu bem para ele desde aquela época.
                               (Irmãos Grimm. Contos de fadas. Tradução Celso M. Paciornik. São Paulo, Iluminuras, 2002)

De papo com a turma
1. Você descobriu quem ajudou o sapateiro? Conte para os colegas como você pensou para descobrir?
R: Quem ajudou o sapateiro foram dois anõezinhos, que confeccionaram sapatos para eles.

2. É possível saber quando se passa essa história?
R: Não. Como todo conto de fadas, é uma narração atemporal, indicada pela expressão “Era uma vez”.

3. Você conhece outras histórias de duendes?
R: Resposta pessoal

De papo com o texto
1. É possível afirmar que este conto é um conto de fadas porque:
(A) tem a presença de um sapateiro
(B) inicia-se com o era uma vez e tem a presença de duendes
(C) tem um profissional honesto e trabalhador
(D) a presença de duendes e acontecimentos mágicos não fazem parte de um conto de fadas.

2. Os personagens dom texto são:
(A) o sapateiro e a mulher
(B) os duendes e o sapateiro
(C) os duendes e a mulher
(D) o sapateiro, a mulher e dois duendes

3. O lugar onde a história acontece é:
(A) a casa do sapateiro
(B) na floresta
(C) na casa dos duendes
(D) em uma sapataria

4. As características que indicam que o sapateiro era do bem é:
(A) é preguiçoso e desonesto
(B) trabalha muito mas é desonesto
(C) trabalha muito e é honesto
(D) trabalha muito, mas não tem coração puro

5. Como o sapateiro conseguiu comprar o couro?
(A) com o dinheiro da venda do sapato que os duendes fizeram
(B) com o dinheiro da venda sapato ele vez
(C) com o dinheiro da venda dos sapatos que a esposa dele vez
(D) com o dinheiro da venda dos sapatos que a uma loja comprou.

6. O sapateiro e sua esposa descobriram que os duendes os ajudavam na época do:
(A) ano novo
(B) do seu aniversário
(C) nas vésperas do natal 
(D) nas vésperas das férias escolares

7. O que aconteceu com o sapateiro, depois que os anõezinhos de visitá-lo?
(A) tudo correu bem depois que o sapateiro morreu
(B) enquanto viveu, tudo correu bem para o sapateiro
(C) enquanto viveu, tudo correu bem para os anõezinhos
(D) enquanto viveu, tudo correu bem para a esposa do sapateiro

Arquelologia


Arqueologia


            Cerâmicas, pedras, talhas, metais, ossadas de animais e seres humanos, restos de plantas, pinturas em rochas são algumas das marcas deixadas pelos homens primitivos nos lugares onde viveram.
            Esses verdadeiros tesouros arqueológicos não são encontrados por acaso. Para descobri-los e decifrar o significado de cada marca encontrada, os especialistas – chamados arqueólogos – fazem buscas cuidadosas em áreas onde aparecem vestígios de vida dos homens do passado.
            Nos sítios arqueológicos, onde há indícios da passagem de homens pré-históricos, os arqueólogos fazem escavações com o uso dos mais variados materiais, que vão desde colheres e pás de pedreiro, peneiras e baldes, até instrumentos muito sofisticados.
            Depois, pincéis são usados para limpar com delicadeza os objetos encontrados, que ainda são fotografados em seus locais de origem. Por fim, tudo o que foi descoberto é cuidadosamente embalado.
            Quem pensa que aí termina o trabalho do arqueólogo, se engana. Na verdade, depois da descoberta, o estudo se aprofunda muito mais.
            Os objetos embalados são envolvidos para laboratórios e muitas pesquisas são feitas a partir daí, para desenvolver a história e a cultura dos povos que produziram e utilizaram.
                        Fonte de pesquisa: revista Superinteressante e revista Ciência Hoje das Crianças
                                       


1. As pinturas provam:
(A) a existência de homens modernos que vivem nas cidades grandes, onde as fotos foram compradas.
(B) a existência de animais selvagens que vivem nas florestas, onde as fotos foram tiradas.
(C) a existência de homens primitivos que viveram nos lugares onde as pinturas foram encontradas
(D) a existência de homens primitivos que vivem os lugares onde as pinturas foram encontradas.

2. Em sua opinião, outros tipos de animais poderiam ter deixado essas marcas?
(A) sim, pois eles possuem recursos e inteligência suficientes para criar as imagens e objetos descobertos.
(B) sim, porque embora não possuíssem materiais adequados, possuíam uma inteligência fora do comum que lhe dão a capacidade para desenhar as imagens e, construir os objetos.
(C) não, pois só os homens têm materiais adequados para realizar as pinturas e construir os objetos.
(D) não, pois só os homens têm inteligência para construir esses objetos e usá-los como instrumentos ou fazer tais pinturas como meio de comunicação.

3. No trecho “Para descobri-los e decifrar o significado de cada marca...”, a palavra em destaque pode ser substituída por:
(A) ler e compreender uma coisa obscura ou escrita em cifras
(B) adivinhar
(C) conhecer o gênio
(D) executar á primeira vista

4. No trecho “fazem buscas cuidadosas em áreas onde aparecem vestígios de vida dos homens do passado”, a palavra em destaque significa:
(A) pegada                                          (C) sobra
(B) rastro                                             (D) quantidade muito pequena

5. Em “Nos sítios arqueológicos há indícios da passagem de homens pré-históricos”, a palavra em destaque pode ser substituída por:
(A) marcas               (B) sinais              (C) provas              (D) princípios

6. Em suas escavações, os arqueólogos usam:
(A) enxada, retro escavadeira e tratores
(B) pás de pedreiro, peneiras e baldes
(C) pincéis, máquina fotográfica, concha
(D) enxada, pás de pedreiro e máquina fotográfica

7. De acordo com o texto, os arqueólogos costumam encontrar:
(A) esqueletos, casa abandonadas, máquinas quebradas, restos de plantas, pinturas em rochas.
(B) cerâmicas, pedras talhadas, casas abandonadas, restos de plantas e pinturas em rochas
(C) cerâmicas, pedras talhadas, ossadas de animais e seres humanos, restos de plantas, pinturas em rochas
(D) máquinas quebradas, casas abandonadas, ossos de animais e seres humanos, restos de plantas e pinturas em rochas.

8. O texto serve para:
(A) ensinar a fazer escavações
(B) informar sobre as descobertas arqueológicas
(C) contar sobre um tesouro encontrado pelos piratas
(D) informar como são formados os sítios arqueológicos.

Descubra os dígrafos que fora substituídos pelos símbolos


Descubra os dígrafos que foram substituídos pelos símbolos ♥♥ e, reescreva o poema.
Poema do nada
            Nada mais estra♥♥o
            ♥♥e peixi♥♥o tom♥♥do ba♥♥o.
           
            Nada mais bonito
            ♥♥e be♥♥o de cabrito.

            Nada mais eleg♥♥nte
            ♥♥e pa♥♥i♥♥os de elef♥♥te.

            Nada mais safado
            ♥♥e gatos no te♥♥ado
            [...]

Divirta


Divirta-se soltando a...
Imaginação
            Se eu pego a inventar:

            vassoura vira cavalo,
            chuchu vira boizinho,
            banana vira lua,
            garça vira bailarina,
            minha mãe vira santa,
            meu irmãozinho vira ET,
            minha cidade vira céu,
            qualquer rio vira mar,
            lambari vira avião,
            urubu vira avião,
            a lavadeira vira sereia,
            eu viro sapo e viro príncipe
            e a Aninha vira Cinderela.
                                                           (Elias José)

1. Qual é a palavra que se repete em todos os versos, com exceção do primeiro?

2. O que ela significa no poema?

3. Em uma folha avulsa, desenhe o verso que você achou mais interessante.

4. Copie os substantivos destacados no poema, organizando-os em dois grupos: masculinos e femininos.

Leia


Leia
Em tempos passados
            ... o homem usou sua inteligência e criatividades, inventou a escrita e com ela se comunicou.
            No tempo presente...
            ... o homem usa o computador, com ele inventa recursos tecnológicos cada vez mais rápido e se comunica com o mundo todo.
            No futuro...
            ... o homem usará palavras, imagens e símbolos e inventará novas formas de registros. Como ele se comunicará?

1. Copie os verbos destacados que indicam as ações do homem:
a) em tempos passados
b) nos tempos presentes
c) no futuro

Leia


Leia
Santos, 16 de maio de 2004

                        Augusta
            Gostei muito das fotografias recebidas. Adorei o sorriso desdentado da Juju! E nem acreditei quando vi o tamanho do Paulo...
            As fotos e a carta aumentaram as saudades em meu coração. Por isso, resolvi aceitar seu convite! Irei até ai nas férias. Mais para frente, telefonarei para combinarmos os detalhes.
                                                                                  Lembranças a todos,
                                                                                              Olga

Com um colega, reescreva a carta abaixo substituindo os símbolos pelos verbos que faltam.
Escrevam como se vocês fossem os remetentes da carta e, no final, assinem seus nomes.
Santos, 16 de maio de 2004.
                        Augusta
            ☺muito das fotografias recebidas. ☺ o sorriso desdentado da Juju! E nem ☺ quando ☺ o tamanho do Paulo...
            As fotos e a carta aumentaram as saudades em nossos corações. Por isso, ☺ aceitar seu convite! ☺ até aí nas férias. Mais para frente, ☺ para combinarmos os detalhes.
                                                                                  Lembranças a todos,

Leia o poema


Leia o poema.
Heróis
            Há heróis de todos os tipos:
            os que sobem paredes,
            os que vivem em cavernas,
            uns que voam,
            outros que enjoam.

            Há aqueles furiosos,
            verde, horroroso.
            Uma bem feminina,
            maravilhosa heroína.

            Mas nenhum me fascina
            como o humano comum,
            herói que luta
            pelo pão de cada dia
            na tristeza e na alegria.
                                               (José de Nicola)

1. Você identificou o herói que mais fascina o poeta? Por que ele o prefere?

2. Copie do poema os adjetivos que caracterizam:
a) um herói
b) uma heroína

3. Escreva adjetivos que tenham os mesmos significados das expressões destacadas. Veja o exemplo:
Heróis que sobem em paredes → alpinistas
a) Heróis que voam
b) Heróis que enjoam
c) Heróis que lutam

leia o trecho da história João e Maria


Leia um trecho da história João e Maria e observe as palavras que se repetem. Reescreva o texto evitando as repetições observadas.
            João e Maria eram filhos de um lenhador tão pobre que mal conseguia alimentar João e Maria.
            Certa noite, pensando que João e Maria dormiam, o lenhador e sua mulher, desesperados, decidiram que o melhor a fazer era levar João e Maria à floresta, esperar que João e Maria se distraíssem e abandonar João e Maria por lá. Acreditam que, com certeza, uma alma bondosa haveria de encontrar João e Maria e passaria a cuidar de João e Maria.

Para conhecer Basilico


Para conhecer Basilisco, um monstro pra lá de antigo, copie o texto, preenchendo os espaços com os adjetivos do quadro.
forte – triste – longo – perigoso – peludo – horrível - faminta

Basilisco
            Esse monstro ♥ viveu na Grécia faz um tempão, mas há quem diga ter nascido na cabeça de um poeta chamado Homero, que escreveu uma porção de coisas a um só tempo lindas e macabras. O Basilisco era tão ♥ e ♥, que nem precisava mover seus braços ♥ para elas com seus olhinhos ♥ e ♥. Sabe como Basilisco desapareceu? Um dia, inventou de se pentear num espelho d’água... e pumba! Foi traído pelo seu próprio olhar.
                                                                                                                                             (João A. Carrascoza)

Reescreva a piadinha


Reescreva a piadinha, organizando-a em parágrafos e acrescentando os sinais de pontuação necessários.

            Ao ver a menina, a mãe disse Filhinha, que galo é esse Como ele foi parar aí A culpa foi das ervilhas Elas bateram em mim Mas ervilhas são leves e pequenas Como elas conseguiram fazer esse estrago A garota respondeu É que elas estavam dentro da lata, em cima do armário

Reescreva o texto a seguir


Se a raposa e o galo se entendessem


Se o Galo e a Raposa se entendessem, poderiam ser amigos ou até mesmo se casar? Antes de responder leia o poema.
            O marido da pata
            Só pode ser o pato
            E madame macaca
            é mulher do macaco.

            Mas existem casais
            com nome parecido
            que não combinam bem
            como esposa e marido...

            Acho bem esquisito,
            vim aqui perguntar:
            o tesouro e a tesoura
            vão poder namorar?
            [...]
                                               Sandra Aymone

                                                           
Agora responda:
            O Galo e a Raposa vão poder se casar? O tesouro e a tesoura vão poder namorar? Por quê?

Copie a quadrinha


Copie a quadrinha abaixo, substituindo cada letra pela que vem antes dela na ordem alfabética.

            Qvmhb npsb fncbjzp,
            qfsdfxflp npsb BP mbep,
            qjpmip qfrvfojoip
            ubncfn npsb op ufmibep.
                                                           Folclore

Copie as informações


Copie a informação, substituindo os símbolos pelas palavras abaixo.
objetos         grandes               nordestino
arqueológicas              subterrâneos              úmido
            No Brasil existem locais que guardam verdadeiras relíquias ♥.
            Na Toca da Boa Vista, no norte da Bahia, foram achados ♥ que revelam como era o sertão ♥ na Pré-História: habitado por ♥ animais, com clima ♥, florestas, rios, cachoeiras e lagos♥.

Copie e complete o poema


Copie e complete o poema com encontros vocálicos ou consonantais indicados em cada linha.
Cur☺sidade — encontro vocálico de pavio
            Uma menina m☺to curiosa — encontro vocálico de cuidado
            quer☺ porque quer☺ saber — encontro vocálico de bacia
            quem bo☺dou com perfeição — encontro vocálico de Ricardo
            as asas do pav☺ — encontro vocálico de balão

            Uma menina m☺to xereta — encontro vocálico de cuidado
            quer☺ porque quer☺ saber — encontro vocálico de fatia
            quem pintou a fe☺a de cores — encontro consonantal de cesta
            das asas da bo☺oleta — encontro consonantal de barba
                                                           Elias José. Um jeito de brincar. São Paulo, FTD, 2002.

Copie o poema


Copie o poema, trocando os símbolos pelos verbos indicados no quadro:
tapa – assoa – limpa – estende – abre - fecha

Emoção
            ♥ a boca
            colher de sopa.

            ♥ os olhos
            uma surpresa.

            ♥ o prato
            tem sobremesa.

            Um estampido
            ♥ os ouvidos.

            Falta um pedaço
            apressa o passo.
            ♥ o nariz
            um chafariz.

            ♥ a mão
            muita emoção.
                                   Dilan Camargo

Copie a adivinha substituindo os símbolos por vogais


Copie a adivinha, substituindo o símbolo ☺ por vogais.
Depois é só descobrir a resposta.

            Em fr☺nt☺ ao cinema h☺vi☺ dois sacos de cimento, dois baldes de ☺rei☺ e três pilhas de tij☺l☺s. Qual é o filme?