1. Quem escreve um livro é o escritor ou autor, mas
quem conta a história é o narrador.
O texto “O Novo Mundo” é uma narrativa de viagem. Nesse tipo de texto, é comum
o narrador contar (relatar) os fatos que viveu durante uma viagem.
a) Quem é o narrador no texto “O Novo Mundo”?
b) Que tipo de viagem o narrador fez?
2. Existem dois tipos de narrador: o
narrador-personagem e o narrador-observador. O narrador-personagem é aquele que
participa da história como personagem; o narrador-observador é aquele que conta
a história de outras pessoas.
a) Qual é o tipo de narrador no texto “O Novo Mundo”?
b) Que palavras ou expressões do texto comprovam a
participação do narrador na história?
3. Uma narrativa de viagem relata fatos vividos pelos
personagens. Observe as palavras abaixo, que indicam, no texto, ações das
personagens:
soube –
cheguei – tinha – perdido – achou
Essas
palavras indicam que o narrador conta fatos que já aconteceram (no passado) ou
fatos que estão acontecendo (no presente)?
4. As narrativas de viagem normalmente apresentam
características dos lugares onde o narrador esteve, isto é, descrevem (contam
como são) a paisagem, os habitantes do local, os costumes, etc.
a) Como era a frota de Cabral da qual o narrador fez
parte?
b) Os tripulantes tinham muita coisa para fazer
durante a viagem?
c) Que palavras e frases do texto mostram como era o
local aonde os tripulantes chegaram?
5. Nas narrativas de viagem, o narrador procura
marcar bem o tempo, isto é, informar
exatamente quando aconteceram os
fatos. Veja um exemplo:
“Oito
anos mais tarde, fiquei sabendo que um português chamado Pedro Álvares Cabral
estava partindo com uma grande expedição marítima”.
A
expressão Oito anos mais tarde dá
uma informação sobre quando Morgana ficou sabendo da partida da expedição de
Cabral.
Que
outras marcas temporais, isto é,
palavras ou expressões do texto indicam quando os fatos aconteceram?
6. As narrativas de viagem normalmente envolvem
aventura e perigo. Qual trecho abaixo mostra que as personagens do texto “O
Novo Mundo” correram risco de vida e ficaram assustadas? Copie-o.
(A) “Nenhum pio de vento no meio do mar. A gente
ficava o dia inteiro sem fazer nada, de mau humor.”
(B) “A gente achava que estava à deriva, no meio do
oceano Atlântico. É todo mundo estava com medo de nunca chegar a lugar nenhum.
E todo mundo tinha família...”
7. Agora, reúna-se com um colega e, seguindo a
orientação do professor, escreva as características de uma narrativa de viagem.
Agora é sua
vez
1. Relate uma viagem, mesmo que curta, que você tenha
feito a algum lugar. Não se esqueça de contar sobre os preparativos da viagem,
quando ela ocorreu, que tipo de transporte foi usado, com quem você foi, o que
viu de interessante, se aconteceu alguma coisa engraçada, etc. Quando terminar,
avalie seu texto de acordo com as instruções dadas no boxe ao lado. Depois passe-o a limpo e, se
quiser, ilustre-o com fotos do lugar que você visitou. Exponha-o no mural para
todos lerem.
Avalie sua
narrativa de viagem
Quando
terminar seu texto, releia-o observando:
1. se apresenta um título sugestivo
2. se relata fatos ocorridos, durante uma viagem
3. se o narrador participar dos fatos
4. se os fatos ocorreram no passado
5. se apresentara marcas temporais
6. se descreve a paisagem, os habitantes e os
costumes do lugar
7. se a linguagem está de acordo com esse tipo de
texto, com o tipo de texto, com o tipo de leitor e com as normas ortográficas.
Cadê o texto?
ResponderExcluir