1. No texto “O Novo Mundo”, a personagem Morgana vive
muitos acontecimentos na aventura da descoberta do Brasil. Que ações ela
praticou a fim de participar da expedição de Pedro Álvares Cabral? Leia as
opções abaixo e assinale as respostas certas.
(A) Ela se apresentou a Pero Vaz de Caminha, que a
convidou para participar da viagem.
(B) Ela era muito divertida.
(C) Ela não vacilou e arrumou as malas.
(D) Ela entrou na nau São Pedro.
2. Na partida e no inicio da vigem, aconteceram
alguns fatos. Indique quais foram eles, completando cada frase abaixo com uma
das seguintes palavras que dão ideia de ação.
foi –
sumiram – desgarraram – saiu – partiram
a) A frota de Cabral ☺ de Lisboa no dia 14 de março
de 1500.
b) Dom Manuel, o rei de Portugal, ☺ à missa solene.
c) As caravelas ☺ fumo à imensidão do mar.
d) Alguns navios se ☺ da frota e ☺.
3. Morgana também fala sobre o estado dela e a
tripulação em diferentes momentos da viagem. Que frases a seguir indicam o
estado dela e de seus companheiros de viagem? Assinale-as:
(A) Na partida da frota, todo mundo estava animado.
(B) Na calmaria, todos ficaram mal-humorados.
(C) Cabral berrou: “Terra à vista!”.
(D) Morgana ficou maravilhada com tantas belezas.
Palavras
que indicam ações, como vacilar, arrumar, entrar, sumir, sair, partir, berrar, e
palavras que indicam estado, como sou,
era, estava, ficou, são
chamadas de verbos.
Verbos são palavras que indicam ação e
estado.
4. Cite cinco coisas que você gosta de fazer. Use
verbos de ação. Quando terminar, compare sua lista com a de seus colegas.
5. Nas frases “Então Cabral avistou um monte” e “Esse
lugar é um paraíso”:
a) Quais são os verbos?
b) Qual deles indica ação?
c) Qual deles indica estado?
6. Escreva um texto curto, contando sobre você: qual
é a cor de seus olhos, como são seus cabelos, suas roupas, como você é “por
dentro”. Use verbos que indicam estado, como, por exemplo, sou, estou, fico, pareço, continuo, permaneço. Quando terminar, compare sua
descrição com a de seus colegas.
7. No poema a seguir, faltam verbos para completar as
rimas de algumas estrofes. Vamos ajudar o poeta? Escreva o poema e depois siga
estas instruções:
- Na 3ª estrofe,
empregue verbos terminados em –ir.
- Na 4ª estrofe,
empregue verbos terminados em –er.
- Na 5ª estrofe,
empregue verbos terminados em –ar.
- Empregue verbos que
deem sentido ao texto.
- Quando terminar,
leia o poema novamente. Depois, faça uma ilustração para ele.
Gosto muito de rimar
Gosto
muito de rimar
Mas
não sei rimar em ur
Poema
com abajur
Só
se eu chamasse Edmur.
Gosto
muito de rimar
Rimo
dor com ditador
Rimo
flor sem isopor
Rimo
amor com apagador.
Gosto
muito de rimar
Rimo
existir com sorrir
Rimo
mentir com ♥
E
sentir com ♥.
Gosto
muito de rimar
Rimo
sonhar com ♥
Rimo
pensar com ♥
Rimo
amar com ♥
(Ricardo Azevedo. Ninguém sabe o que é um poema. São
Paulo. Ática, 2002, p.27)
Nenhum comentário:
Postar um comentário