sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O verbo

1. No texto “O Novo Mundo”, a personagem Morgana vive muitos acontecimentos na aventura da descoberta do Brasil. Que ações ela praticou a fim de participar da expedição de Pedro Álvares Cabral? Leia as opções abaixo e assinale as respostas certas.
(A) Ela se apresentou a Pero Vaz de Caminha, que a convidou para participar da viagem.
(B) Ela era muito divertida.
(C) Ela não vacilou e arrumou as malas.
(D) Ela entrou na nau São Pedro.

2. Na partida e no inicio da vigem, aconteceram alguns fatos. Indique quais foram eles, completando cada frase abaixo com uma das seguintes palavras que dão ideia de ação.
foi – sumiram – desgarraram – saiu – partiram
a) A frota de Cabral ☺ de Lisboa no dia 14 de março de 1500.
b) Dom Manuel, o rei de Portugal, ☺ à missa solene.
c) As caravelas ☺ fumo à imensidão do mar.
d) Alguns navios se ☺ da frota e ☺.

3. Morgana também fala sobre o estado dela e a tripulação em diferentes momentos da viagem. Que frases a seguir indicam o estado dela e de seus companheiros de viagem? Assinale-as:
(A) Na partida da frota, todo mundo estava animado.
(B) Na calmaria, todos ficaram mal-humorados.
(C) Cabral berrou: “Terra à vista!”.
(D) Morgana ficou maravilhada com tantas belezas.

            Palavras que indicam ações, como vacilar, arrumar, entrar, sumir, sair, partir, berrar, e palavras que indicam estado, como sou, era, estava, ficou, são chamadas de verbos.
            Verbos são palavras que indicam ação e estado.

4. Cite cinco coisas que você gosta de fazer. Use verbos de ação. Quando terminar, compare sua lista com a de seus colegas.

5. Nas frases “Então Cabral avistou um monte” e “Esse lugar é um paraíso”:
a) Quais são os verbos?
b) Qual deles indica ação?
c) Qual deles indica estado?

6. Escreva um texto curto, contando sobre você: qual é a cor de seus olhos, como são seus cabelos, suas roupas, como você é “por dentro”. Use verbos que indicam estado, como, por exemplo, sou, estou, fico, pareço, continuo, permaneço. Quando terminar, compare sua descrição com a de seus colegas.

7. No poema a seguir, faltam verbos para completar as rimas de algumas estrofes. Vamos ajudar o poeta? Escreva o poema e depois siga estas instruções:
  • Na 3ª estrofe, empregue verbos terminados em –ir.
  • Na 4ª estrofe, empregue verbos terminados em –er.
  • Na 5ª estrofe, empregue verbos terminados em –ar.
  • Empregue verbos que deem sentido ao texto.
  • Quando terminar, leia o poema novamente. Depois, faça uma ilustração para ele.

Gosto muito de rimar
            Gosto muito de rimar
            Mas não sei rimar em ur
            Poema com abajur
            Só se eu chamasse Edmur.

            Gosto muito de rimar
            Rimo dor com ditador
            Rimo flor sem isopor
            Rimo amor com apagador.
            Gosto muito de rimar
            Rimo existir com sorrir
            Rimo mentir com ♥
            E sentir com ♥.

            Gosto muito de rimar
            Rimo sonhar com ♥
            Rimo pensar com ♥
            Rimo amar com ♥
            (Ricardo Azevedo. Ninguém sabe o que é um poema. São Paulo. Ática, 2002, p.27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário